https://public-rf-upload.minhawebradio.net/239175/slider/014add014e2fe37fa5cc062c69f4e5c4.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/239175/slider/4dc43188739065c0b1a7fe1e242fc387.jpg
Fim dos tempos: Rússia tem arsenal nuclear capaz de destruir o mundo ‘várias vezes’
19/03/2024 19:52 em Noticias

Rússia herdou as armas nucleares da União Soviética e agora possui o maior número de ogivas nucleares do mundo, segundo a Federação dos Cientistas dos EUA (FAS, na sigla em inglês). 

Uma ogiva é uma arma nuclear “guardada” em uma cápsula para ser colocada na parte cilíndrica de um foguete, míssil ou projétil. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, controla cerca de 5.580 ogivas nucleares. 

Cerca de 1.200 dessas ogivas estão paradas, em grande parte intactas e cerca de 4.380 estão armazenadas para uso em lançadores estratégicos de longo alcance e forças nucleares táticas de curto alcance, de acordo com a FAS.

Segundo a agência de notícias Reuters, essa quantidade de ogivas armazenadas pela Rússia seria suficiente para “destruir o mundo várias vezes”. 

Em que situação Putin usaria suas armas nucleares?

Ainda de acordo com a Reuters, a doutrina nuclear publicada pela Rússia, em 2020, estabelece as condições sob as quais um presidente russo consideraria o uso de uma arma nuclear.

Em resumo, Putin daria início a uma guerra nuclear usando armas nucleares ou outras armas de destruição em massa, quando a existência do Estado fosse ameaçada.

No ano passado, ele assinou uma lei que retirava a ratificação pela Rússia do Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares (CTBT). Vale lembrar que a Rússia pós-soviética não realizou nenhum teste nuclear até o momento. 

Desde o colapso da União Soviética em 1991, apenas alguns países testaram armas nucleares, de acordo com a Associação de Controle de Armas: os Estados Unidos testaram pela última vez em 1992, a China e a França em 1996, a Índia e o Paquistão em 1998, e a Coreia do Norte em 2017.

A ‘maleta de Putin’ e a vontade de Deus

Sabe-se que Putin é o decisor final sobre a utilização de armas nucleares russas. A chamada “maleta nuclear” ou como também é conhecida “Cheget” (nome dado em homenagem ao Monte Cheget nas montanhas do Cáucaso), está sempre com o presidente. 

Na tal maleta existe um sistema automático de comando e controle das Forças Nucleares Estratégicas da Rússia, chamado Kasbek. Acredita-se que o ministro russo da Defesa, Sergei Shoigu, e o chefe do Estado-Maior, Valery Gerasimov, também tenham essas maletas. 

Essencialmente, são como ferramentas de comunicação que possuem vários botões de comando. Em caso de perigo para a Rússia, basicamente Putin teria que simplesmente apertar o “botão branco” para uma ordem de lançamento de bombas ou o  “botão vermelho” para cancelar.

A ordem do presidente russo se propagaria rapidamente em cascata por diferentes sistemas de comunicações até unidades estratégicas de foguetes, que poderiam disparar contra os EUA e a Europa. 

Segundo a  Reuters, “os computadores decidiriam o dia do juízo final, conforme a ordem de Putin”, mas segundo a Bíblia, Deus continua no governo do mundo e nada foge do seu controle: “Ele governa para sempre com o seu poder, seus olhos vigiam as nações; que os rebeldes não se levantem contra ele”. (Salmos 66.7)

COMENTÁRIOS