https://public-rf-upload.minhawebradio.net/239175/slider/014add014e2fe37fa5cc062c69f4e5c4.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/239175/slider/4dc43188739065c0b1a7fe1e242fc387.jpg
‘Nikolas nordestino’ e ‘Feliciano de saia’: dois nomes da direita podem entrar na Câmara dos Deputados
12/03/2024 20:39 em Politica

Ivan Guedes, do PL, e Michele Collins, do PP, estão listados para ocupar vagas que de suplentes na capital federal.

Com a aproximação das eleições municipais de 2024, o cenário político brasileiro se agita com a busca de pré-candidatos por garantias partidárias visando o pleito de outubro. Em meio à polarização entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deputados federais consideram se ausentar da Câmara dos Deputados para concorrerem a prefeituras, uma tendência que também está acontecendo em Pernambuco.

Entre os membros da atual bancada federal que planejam disputar prefeituras no estado estão Clarissa Tércio, do PP, para Jaboatão dos Guararapes; Fernando Rodolfo, do PL, para Caruaru; e Túlio Gadelha, da Rede, para o Recife.

Dada a possível saída temporária desses deputados, que é opcional, os suplentes estão prontos para assumir o protagonismo. É o caso de Ivan Guedes (PL-PE), conhecido como o ‘Nikolas do Nordeste’, e Michele Collins (PP-PE), apelidada de ‘Feliciano de saia’. Ambos são reconhecidos por suas atuações firmes no campo da direita, especialmente em pautas de costumes.

Michele Collins ganhou espaço no reduto evangélico através de sua luta contra as drogas e sua liderança em casas de recuperação de dependentes químicos. Atuante na política há anos, ela é uma das principais vozes em defesa da comunidade cristã, confrontando agendas do campo progressista, como aborto, ideologia de gênero e linguagem neutra.

Foto: Arquivo/Reprodução
Foto: Arquivo/Reprodução

Por outro lado, Ivan Guedes, assemelhando-se a Nikolas Ferreira (PL-MG), chegou a ter apoio do movimento Direita Pernambuco, que tem longa atuação em apoio a Bolsonaro e contra governos lulopetistas. Tanto o direitista quanto o DPE têm milhares de seguidores e reúnem visualizações que ultrapassam a casa do meio milhão.

Além de Ivan, nomes que de fato são ligados ao Direita Pernambuco também têm ganhado projeção regional e nacional, como Mateus Henrique, fundador do movimento; Renato Antunes (PL-PE), eleito deputado estadual em 2022; e Thiago Medina, conhecido por seus vídeos virais na internet.

Nos bastidores do PL, há grande expectativa em relação a Ivan Guedes, que é visto como grande potencial para a Câmara dos Deputados. Caso sua entrada no Legislativo federal seja confirmada, o Congresso Nacional receberá uma voz incômoda para a esquerda, assim como Michele Collins. Os dois pernambucanos atuarão numa frente de posições conservadoras aguerridas em Brasília.

COMENTÁRIOS