https://public-rf-upload.minhawebradio.net/239175/slider/014add014e2fe37fa5cc062c69f4e5c4.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/239175/slider/4dc43188739065c0b1a7fe1e242fc387.jpg
Pesquisa: Mais da metade dos cristãos têm dúvidas sobre suas crenças religiosa
13/03/2023 20:47 em Noticias

De acordo com um novo estudo realizado pela organização de pesquisa evangélica Barna Group, mais de 50% dos cristãos afirmam ter dúvidas ocasionalmente em relação às suas crenças religiosas.

O estudo intitulado "Dúvida e fé: principais razões pelas quais as pessoas questionam o cristianismo" é baseado em uma pesquisa online realizada entre 13 e 22 de dezembro de 2022, com a participação de 2.005 adultos e adolescentes americanos entre 13 e 17 anos.

A margem de erro do estudo é de 2,0 pontos percentuais para m ais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

O estudo também utilizou uma pesquisa com 511 pastores dos EUA, realizada online de 13 de dezembro de 2021 a 3 de janeiro de 2023.

"Mais da metade dos adolescentes e adultos (ou seja, a população geral dos EUA com mais de 13 anos) relatam que tiveram dúvidas sobre suas crenças religiosas pelo menos algumas vezes (12% com frequência, 16% ocasionalmente, 24% às vezes) nos últimos anos”, afirma uma visão geral do estudo.

"Da mesma forma, exatamente metade daqueles que são cristãos ou que têm algum histórico ou experiência cristã (50%) dizem que passaram por um período 'prolongado' de dúvida em algum momento de suas vidas".

O estudo mostra ainda que 27% dos entrevistados responderam que sua dúvida veio de "experiências anteriores com uma instituição religiosa". Por outro lado, os entrevistados que não praticavam o cristianismo citaram a "hipocrisia das pessoas religiosas" como "o principal fator de dúvida".

Os cristãos não praticantes se disseram mais propensos a ter dúvidas em relação à sua fé do que aqueles que a praticavam.

Onze por cento dos cristãos não praticantes disseram que "frequentemente" têm dúvidas sobre suas crenças religiosas, enquanto 18% disseram "ocasionalmente", 30% disseram "às vezes", 24% disseram "raramente" e 23% disseram "nunca".

Quanto aos cristãos praticantes, 8% disseram que "frequentemente" têm dúvidas sobre as crenças cristãs, 12% disseram "ocasionalmente", 20% disseram "às vezes", 37% disseram "raramente" e 23% disseram "nunca".

‘Crescer espiritualmente’

Os dados do Barna sugerem que "três em cada quatro adultos americanos (74%) dizem que querem crescer espiritualmente. Além disso, a mesma proporção (77%) diz acreditar em um poder superior".

O estudo conclui que "a maioria da população em geral, e os cristãos em particular, veem a dúvida como uma fase a ser superada, e chegar à certeza é o objetivo final preferível".

"Curiosamente, adolescentes e adultos de outras religiões e especialmente aqueles sem fé têm mais conforto com a dúvida, vendo-a com menos frequência como algo a ser superado – e até mesmo vendo-a como algo a ser elogiado”, afirma o estudo.

"Em outra parte deste estudo, e ao longo de muitos anos de pesquisa de Barna, nossos dados mostram que aqueles que relutam em se afiliar a uma igreja dizem que os cristãos parecem fechados e críticos, ou que muitas vezes valorizam estar certos em suas crenças acima de ajudar os outros a fazerem suas próprias descobertas de fé."

‘Sofrimento humano’

Quando questionados sobre as razões que levam a duvidar das crenças cristãs, 42% dos entrevistados "sem fé" disseram "hipocrisia das pessoas religiosas", 31% disseram "ciência", 30% disseram "sofrimento humano", 29% disseram "uma religião pode não tem todas as respostas" e 24% disseram "conflito no mundo".

Os cristãos praticantes (51%) eram mais propensos a selecionar "nenhuma das opções acima", em comparação com 40% para todos os cristãos e 34% para os cristãos não praticantes. Mais de um quarto dos cristãos não praticantes listaram "a hipocrisia das pessoas religiosas" (26%) e o "sofrimento humano" (26%) como razões pelas quais eles têm dúvidas sobre sua fé. Cerca de 22% dos cristãos não praticantes disseram que "conflito no mundo" é uma razão pela qual eles têm dúvidas sobre as crenças cristãs.

Entre os cristãos praticantes, o "sofrimento humano" (19%) foi o principal motivo listado para terem dúvidas sobre as crenças cristãs, enquanto 15% disseram "hipocrisia de pessoas religiosas" e 15% selecionaram "'despertou' o cristianismo".

Experiências passadas

O estudo do Barna descobriu que os pastores parecem estar "sintonizados" com as realidades de por que as pessoas têm dúvidas sobre as crenças cristãs.

“Por uma esmagadora maioria, os pastores assumem que as experiências passadas com uma instituição religiosa (83%) ou a hipocrisia de pessoas religiosas (80%) fazem com que as pessoas duvidem das crenças cristãs”, diz a visão geral.

"Estas estão de fato entre as principais respostas entre as pessoas sem fé, junto com a ciência e o sofrimento humano. Os que estão nos bancos, enquanto isso, parecem menos conscientes – ou menos dispostos a admitir - potenciais barreiras à crença".

Em 2017, Barna divulgou um estudo que descobriu que cerca de 65% dos cristãos americanos admitiram ter dúvidas sobre suas crenças, com 40% dizendo que tinham dúvidas, mas "resolveram", enquanto 26% disseram que ainda as experimentam.

Em 2017, foi constatado que 53% dos entrevistados que se identificaram como cristãos afirmaram que sua fé foi fortalecida após experimentar a dúvida, ao passo que 12% disseram ter perdido a fé depois de questioná-la.

COMENTÁRIOS