https://public-rf-upload.minhawebradio.net/239175/slider/014add014e2fe37fa5cc062c69f4e5c4.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/239175/slider/4dc43188739065c0b1a7fe1e242fc387.jpg
ONU prevê que número de mortos pelo terremoto suba para mais de 20.000
07/02/2023 19:19 em Exteior

No segundo dia após o terremoto mortal que atingiu a Turquia e a Síria, a ONU estima que o número de mortos pode subir para mais de 20.000. 

De acordo com Catherine Smallwood, oficial sênior de emergência da OMS (Organização Mundial da Saúde): “Há um potencial contínuo de novos colapsos, por isso vemos frequentemente aumentos da ordem de oito vezes nos números iniciais”,  disse à AFP.

“Nós sempre vemos a mesma coisa com terremotos, infelizmente, o número de pessoas que morreram ou ficaram feridas aumentarão significativamente na semana seguinte”, continuou. 

Missões internacionais de resgate já socorreram milhares de feridos que estavam presos aos escombros e retiraram mais de 4.800 corpos, de acordo com o The Guardian. 

Autoridades sírias disseram que há “centenas de famílias” que ainda estão presas e que há urgência de mais socorro, “pois o tempo está se esgotando” para salvá-las com vida.

‘Atendimento médico sobrecarregado’

Depois do forte tremor de magnitude 7,8 seguido de outro abalo de 7,5 pontos na Escala Richter, a informação é que houve muitos outros tremores secundários. De acordo com o The Guardian, "mais de 100 tremores menores foram registrados por sismólogos”.

O Comitê Internacional de Resgate (IRC) pediu aumento do financiamento para ajuda humanitária na Síria, afirmando que muitas pessoas no noroeste já haviam sido deslocadas até 20 vezes e o atendimento médico na região estava “sobrecarregado além da capacidade, mesmo antes desta tragédia”. 

‘Por favor, orem por nós’

De acordo com uma rádio cristã turca, a cidade mais danificada é Antioquia. “Nós tínhamos uma estação de rádio lá, vou com minha esposa para examinar a situação”, disse Paul da Trans World Radio. 

“Um de nossos funcionários, cujo pai mora na área afetada, disse que tudo ao redor deles está danificado ou derrubado. Infelizmente, o sudeste está em péssimo estado. Há dez grandes cidades afetadas pelo terremoto”, compartilhou Priscila que também trabalha na rádio. 

“Há várias famílias cristãs sob os escombros, e ainda estamos esperando para saber se elas sobreviveram”, disse ao citar que a neve e a chuva estão dificultando o trabalho das equipes de resgate.

Conforme a MNN, Paul e sua equipe dizem que estão prontos para ajudar os sobreviventes. “Os cristãos estão se mobilizando. Estamos comprando cobertores, comida e roupas para ajudar os sobreviventes do terremoto. Por favor, orem por nós”, ele pediu.

 

“Queremos fazer tudo o que podemos para ajudar as pessoas e estamos orando por todos os nossos irmãos e irmãs da região”, finalizou Priscila. 

COMENTÁRIOS