https://public-rf-upload.minhawebradio.net/239175/slider/014add014e2fe37fa5cc062c69f4e5c4.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/239175/slider/4dc43188739065c0b1a7fe1e242fc387.jpg
“Vocês foram comprados por alto preço; não sejam escravos de homens”, alertou Paulo
13/02/2023 20:32 em DEVOCIONAL

“Vocês foram comprados por alto preço; não se tornem escravos de homens”. (1 Co 7.23)

Vamos ao contexto

Nos tempos de Paulo, era comum falar sobre a escravidão. O mercado de escravos era uma realidade naquela época e naquela estrutura social. Logo, as palavras do apóstolo terão mais impacto sobre nossas vidas se entendermos o contexto do século 1.

Havia milhões de escravos por conta do Império Romano. Muitos já nasciam escravos — filhos de escravos. Outros eram prisioneiros de guerra e se tornavam escravos, mas eram usados conforme seus dons e talentos.

Havia entre eles pessoas nobres e cultas, como filósofos, professores e pensadores, portanto atuavam como mentores dos filhos de seus senhores. O profeta Daniel, por exemplo, se tornou escravo quando o povo de Israel foi extraditado para a Babilônia.

Se uma nação perdia a guerra, o povo se tornava escravo. Esse conceito aplicado às nossas vidas também funciona. Se você “perder a guerra” para um vício ou um pecado, por exemplo, também se torna escravo dessas coisas.

Havia também pessoas que se vendiam como escravas pela incapacidade de pagar suas dívidas, conforme lembra o pastor Augustus Nicodemus, numa de suas pregações “Expondo as Escrituras”. Ele também cita as pessoas que eram sequestradas, inclusive crianças, que eram vendidas como escravas.

Esse era o sistema da época que poucos contestavam e também o contexto que nos fará entender por que Paulo alertou para que “não sejamos mais escravos”.

Cristianismo: a semente da liberdade

O fundamento do cristianismo, conforme aponta Nicodemus, é o fundamento da liberdade que acaba com o sistema de escravidão. Embora saibamos da impossibilidade de mudar o sistema do mundo — que quer nos fazer escravos a todo custo — podemos servir a Deus mesmo debaixo de um sistema injusto. Veja o que Paulo disse:

“Cada um deve permanecer na condição em que foi chamado por Deus. Você foi  chamado sendo escravo? Não se incomode com isso. Mas, se você puder conseguir a liberdade, consiga-a”. (1 Coríntios 7.20,21)

Ou seja, independente da nossa situação no momento, é possível conseguir a liberdade de imediato, pelo menos a liberdade espiritual. Nem sempre vamos conseguir nos livrar de uma prisão física, mas podemos ser livres conforme nos ensina a Palavra.

O que é ser livre?

Para entender o que é liberdade, biblicamente falando, precisamos entender o que é escravidão. Nicodemus cita os piores tipos de escravidão que existe: pecado, mundo, morte e inferno.

Quando nos tornamos Igreja de Cristo vemos a única possibilidade de nos livrar da escravidão. Sabemos que em nossa nova consciência, com a mente de Cristo, seremos resistentes às tentações do pecado, poderemos confrontar o sistema do mundo, teremos a vida eterna e não temeremos o inferno, porque ele não será mais uma ameaça para nós.

Liberdade é ter uma consciência tranquila, conhecendo os valores e os princípios de Deus, sabendo de onde viemos e para onde vamos, como devemos viver e o que devemos fazer para cumprir nossa missão aqui.

Fomos comprados por alto preço

Fomos resgatados da escravidão — todo tipo de escravidão. Assim como os escravos do século 1 eram comprados por um senhor e para que fossem livres tinham que pagar um preço, ficamos livres quando Jesus decidiu pagar o preço por nós.

Deus decidiu nos comprar pagando um alto preço — o sangue do seu único filho. E, a partir desse entendimento, sabendo que fomos resgatados do mundo, já não pertencemos mais a ele, portanto, não somos mais escravos de ser humano algum.

Nossa mente, coração, alma e espírito estão totalmente livres para seguir a vida com o Criador. Não temos que provar mais nada a ninguém, a não ser demonstrar o amor que recebemos e que também podemos dar.

As pessoas deste mundo podem tentar nos aprisionar de diversas formas: nos oprimindo, manipulando a verdade, tentando nos encaixar em seus próprios padrões ou nos atraindo para um estilo de vida que não nos pertence mais.

 

Você é livre para dizer “NÃO” a tudo o que não tem a ver com o Reino de Deus. Você não precisa mais agradar às pessoas para fazer parte de uma comunidade que não tem nada a ver com você.

Diga adeus à escravidão

Ser cristão é ser você mesmo, da forma como Deus te criou. Ao dizer “SIM” para Jesus, você fica livre da armadura que te impedia de subir a lugares mais altos. Ao descobrir sua identidade eterna, você já pode olhar para as pessoas sem as antigas máscaras.

Tenha liberdade de dizer que você é filho / filha de Deus e que agora você tem um Pai que te protege da escravidão. Ninguém mais pode te comprar e ninguém mais pode te enganar.

Você está livre das mentiras, das ideologias e das agendas deste mundo. Não se prenda às pessoas, não idolatre os líderes e não dependa das pessoas famosas para dizer quem você deve ser, o que deve fazer ou como deve se vestir.

A escravidão deste mundo está em todas as áreas da vida, então aprenda a identificar onde estão as correntes que tentam te prender e onde está o peso que tentam colocar em suas costas.

Alguns tipos de escravidão

Existe uma “ditadura da beleza” que é uma verdadeira fábrica de prisioneiros — não se dobre a isso. Busque o equilíbrio e a harmonia em todas as coisas.

Muitos vão dizer que você é livre para usar “drogas ilícitas” para buscar adrenalina, emoção, alívio ou solução. Essa é uma escravidão que, se você aceitar, só poderá ficar livre dela com grandes traumas e sequelas.

Hoje em dia, estão vendendo uma ideologia de liberdade extrema, onde você pode até mesmo escolher se quer ser homem ou mulher, independente do seu sexo biológico.

Nem é preciso falar muito sobre isso, o prejuízo individual é um corpo mutilado, uma saúde comprometida e traumas psicológicos irreparáveis. O prejuízo coletivo está chegando aos poucos, para as famílias, sociedades e nações. Tudo porque o ser humano pensou que poderia ser livre sem Deus. E essa é a pior escravidão de todas.

“Não se tornem escravos de homens”

Ao contrário do que muitos governos do mundo dizem, o cristianismo não é o “ópio do povo”, o cristianismo é liberdade e esperança. Se não fossem as leis de Deus e suas disciplinas, nem estaríamos mais aqui para contar a história.

O cristianismo sempre esteve por trás do progresso e do crescimento das nações mais poderosas do mundo. As liberdades civis e fundamentais nasceram do cristianismo.

Portanto, cuidado com as leis dos homens, cuidado com as ideologias, cuidado com a ideia de liberdade que o mundo está pregando. Ser livre não é dizer “sim” a tudo, pelo contrário, ser livre é dizer “não” a tudo aquilo que foge do seu propósito com Deus.

Ser livre não é fazer o que queremos, mas “fazer o que devemos fazer” ainda sem sentir vontade. Porque a nossa vontade humana nem sempre está de acordo com a vontade de Deus.

Portanto, busque essa liberdade que vai te ajudar a ser “quem Deus diz que você é”. Busque por essa liberdade que te transforma em “filho de Deus” e não um órfão no mundo.

Não somos livres quando fazemos qualquer coisa que vier à mente ou quando rejeitamos as leis de Deus. Somos livres quando somos salvos do sistema que insiste em ditar as regras e nos manipular.

“Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”, (João 8.32)

E esse foi o estudo desta semana. Espero ter tirado sua dúvida e também colaborado para seu crescimento espiritual. Beijo no coração e até a próxima, se Deus quiser!

Por Cris Beloni, jornalista cristã, pesquisadora e escritora. Lidera o movimento Bíblia Investigada e ajuda as pessoas no entendimento bíblico, na organização de ideias e na ativação de seus dons. Trabalha com missões transculturais, Igreja Perseguida, teorias científicas, escatologia e análise de textos bíblicos.

 

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

 

COMENTÁRIOS