https://public-rf-upload.minhawebradio.net/239175/slider/014add014e2fe37fa5cc062c69f4e5c4.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/239175/slider/4dc43188739065c0b1a7fe1e242fc387.jpg
Respeite o ‘tempo de Deus’ pois cada propósito debaixo do céu tem a sua ocasião
06/02/2023 20:31 em DEVOCIONAL

“Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu: tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou”. (Eclesiastes 3.1,2)

Vamos ao contexto

O livro poético, provavelmente escrito por Salomão, mexe profundamente com os nossos corações humanos. Apesar de algumas conclusões nada espirituais de sua parte, ele consegue traduzir muitos dos nossos sentimentos quando estamos longe de Deus.

Salomão descreveu sua vida a partir da sabedoria humana. Ele não era um profeta, mas um sábio. Logo, fica claro em suas palavras que ele não transmitiu nada através de revelação divina.

O rei, que foi rico, sábio e internacionalmente famoso, chegou à conclusão de que tudo nessa vida é vaidade. Assim, ele deixou um valioso conselho, nos remetendo a olhar com mais interesse para o mundo espiritual do que para o mundo físico.

Ele nos alerta para o fato de que não temos controle algum sobre nossas próprias vidas e que não adianta nos esforçar ao máximo para realizar “nossos projetos” se estivermos fora dos planos e do tempo de Deus. 

Uma janela de tempo para cada ocasião

O capítulo 3 do livro de Eclesiastes mostra que Deus trabalha com vários ciclos e que sempre há apenas duas escolhas ou dois caminhos opostos a seguir: bem ou mal, luz ou trevas, verdade ou mentira, justiça ou injustiça, bondade ou maldade, coragem ou medo.

O nosso texto de estudo deixa claro que “para tudo há uma ocasião e um tempo para cada propósito debaixo do céu”:

“Tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar, tempo de espalhar pedras e tempo de juntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter, tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de lançar fora, tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar, tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz”. (Eclesiastes 3.1-8)

Se existe um “tempo determinado” para cada propósito, então tudo nessa vida “passa”. Lembrando aqui, que até mesmo uma oportunidade pode passar sem ser aproveitada. Podemos dizer sim ou não para ela.

Se você vive o tempo de plantar, por exemplo, não haverá nada para colher no momento. Então, não perca seu precioso tempo reclamando por não ver os frutos, mas aproveite esse “tempo de plantar” para lançar sementes, arar a terra e adubar. No tempo determinado por Deus você irá colher.

Se você vive o “tempo de calar”, significa que é hora de ouvir mais, refletir mais e aprender mais. Se você insistir em dar a sua opinião sem antes ter suas ideias amadurecidas por Deus, talvez sinta o sabor de um fruto amargo, colhido antes do tempo. Não fale nada antes da hora.

Aceite o tempo de Deus em sua vida. Acredite! Tudo fica mais fácil quando paramos de reclamar e de murmurar por ver que as coisas não são como a gente queria. Se você aceitar os tempos e os ciclos de Deus, a vida fica mais leve.

Não tente mudar o mundo

Se você sente que o mundo precisa de mudanças, seja você a diferença. Você não vai conseguir lutar contra um líder político estabelecido sobre uma nação, por exemplo, mas você pode fazer a diferença sendo uma pessoa justa e honesta com os demais ao seu redor.

Mesmo que você não veja a justiça, seja uma pessoa justa. Se você só vê mentiras e enganação, seja uma pessoa verdadeira. E se você não gosta da arrogância dos orgulhosos, seja uma pessoa humilde e obediente ao Criador.

No fim das contas, isso se resume em entendermos que tudo está absolutamente “fora do nosso controle”. Por isso, entenda e aceite o tempo que você está vivendo. Você pode ter que matar alguns sonhos para viver outros, pode ter que morrer para certas pessoas e nascer para outras.

Se você estiver no tempo de derrubar certos “castelos” em sua vida, então pare de tentar juntar os tijolos quebrados e espere o tempo em que Deus mesmo vai oferecer novos projetos para você construir.

Se é tempo de chorar, chore e coloque para fora toda dor, mágoa ou saudade, mas se é tempo de rir, então não economize alegria e distribua sorrisos a quem estiver triste. Dance na presença de Deus, abrace com vontade, lance fora o que não faz parte do propósito de Deus em sua vida e comece a costurar os tempos e os ciclos vividos, porque no fim da sua missão tudo fará sentido.

É tempo de amar o que vem de Deus e de rejeitar tudo o que nos afasta Dele. E para aqueles que já batalharam e enfrentaram verdadeiras guerras espirituais, é tempo de viver em paz.

Que tempo você está vivendo hoje? Não viva com pressa ou agitação querendo adiantar as coisas. E também não viva com desânimo ou preguiça, mas faça sua vida ir para frente. Não acelere nada, mas também não pare no tempo.

Aqui nesta terra, a vida é passageira e temos que viver dentro dos tempos determinados por Deus, para desfrutar do começo, do meio e do fim de todas as coisas. E saiba que o fim é outro começo que Deus preparou para cada um de nós, pois Ele fez tudo apropriado a seu tempo e também colocou em nosso coração o anseio pela eternidade.

“Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria”. (Salmos 90.12)

E…“encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama ‘hoje’, de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado, pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio”. (Hebreus 3.13,14)

E esse foi o estudo desta semana. Espero ter tirado sua dúvida e também colaborado para seu crescimento espiritual. Beijo no coração e até a próxima, se Deus quiser!

Por Cris Beloni, jornalista cristã, pesquisadora e escritora. Lidera o movimento Bíblia Investigada e ajuda as pessoas no entendimento bíblico, na organização de ideias e na ativação de seus dons. Trabalha com missões transculturais, Igreja Perseguida, teorias científicas, escatologia e análise de textos bíblicos.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

COMENTÁRIOS